terça-feira, 3 de abril de 2012

As 5 comidas mas estranhas do mundo


1. CARANGUEJEIRA FRITA


País/Região - América do Sul, sul da África, Austrália


É preciso muita coragem para mandar esse bichão peludo para dentro, certo? Mas no caso da caranguejeira ou tarântula, as aparências enganam. Apesar de pavorosa, a espécie não é venenosa - e é a mais consumida no mundo por ser maior que as outras aranhas. A parte mais cobiçada é o abdômen do aracnídeo. É lá que fica a maior parte da carne - na cabeça estão as vísceras e no restante do corpo não há muito mais o que comer.


Curiosidade - Os maiores consumidores de caranguejeira são os índios na América do Sul e os aborígenes na Austrália.

2. CALDO DE TURU
País/Região - Brasil

O turu é um molusco de cabeça dura e corpo gelatinoso, tem a grossura de um dedo e vive em árvores podres, caídas. Consumido na ilha de Marajó e no interior da Amazônia vivo e cru, em caldo com farinha ou em moquecas, o bichinho é rico em cálcio e tido como afrodisíaco. O gosto é semelhante ao dos mariscos.

Curiosidade - O macaco-do-mangue também é um apreciador de turu. Os caçadores sabem disso e abusam, passando pimenta no molusco. Quando o macaco come o bicho, o ardor da pimenta desorienta o primata, tornando-o presa fácil dos caçadores.

3. CÉREBRO DE MACACO
País/Região - África

Séculos antes do Indiana Jones, os africanos já cultivavam o costume de deglutir miolos de primatas. Anote o modo de preparo: primeiro, lave o cérebro (do bicho, claro) com água fria. Depois, acrescente vinagre ou suco de limão, retirando membranas e vasos sanguíneos da camada mais superficial. Conserve em salmoura e, finalmente, ponha a iguaria para cozinhar. Em todas as espécies de macaco, o órgão é rico em fósforo, proteínas e vitaminas.

Curiosidade - Prefere outros cérebros? Tente o de gorila, considerado afrodisíaco. Na áreas rurais da Europa, fazem algum sucesso os cérebros de porco, de cordeiro e de carneiro...

4. FILÉ DE PEIXE VENENOSO
País/Região - Japão

O tal peixe venenoso é o fugu ou baiacu, que tem muita tetrodotoxina, um veneno dez vezes mais forte que o cianeto. Para que a iguaria não mate ninguém, o chef retira uma bolsa perto das brânquias com o veneno. Depois, ele fura a bolsa e espalha sobre a carne do peixe uma pequena dose da toxina, para provocar um certo "efeito alucinógeno" em quem come!

Curiosidade - Por causa dos riscos da ingestão do alimento, os cozinheiros e chefs de restaurantes são exaustivamente treinados até ganharem o aval para preparar o fugu para consumo. Mesmo assim, cerca de 20 pessoas morrem por ano, intoxicadas pelo veneno do peixe!

5. OMELETE DE LARVA DO BICHO-DA-SEDA
País/Região - Tailândia, China

Na China, as larvas são fritas com cebola cortada e um molho grosso ou misturadas em omelete com ovos de galinha. Se você não curtir a textura tenra do recheio, também dá para comer a crisálida, a "embalagem" da larva, que parece uma casquinha crocante tipo um salgadinho.

Curiosidade - Na Tailândia, depois de ser incluída na lista de comidas locais, em 1987, a crisálida do bicho-da-seda passou a ser adicionada às sopas na alimentação de crianças nas escolas tailandesas.

último dos 5 pratos mais caros

De sobremesa, um sorvete extravagante servido num prato banhado a ouro. O Golden Opulence Sundae custa o equivalente a 1700 reais e inclui uma folha de ouro comestível de 23 quilates. Os outros ingredientes são aliciantes mas mais modestos: gelado de baunilha do Taiti, grãos de baunilha de Madagáscar e pepitas de chocolate venezuelano.

Os Pratos mais caros do mundo

O hotel Le Parker Meridien em Nova Iorque, serve o almoço mais caro do mundo, uma omelete que custa aproximadamente 1700 reais. A Frittata é composta por seis ovos, lagosta fresca, caviar, cebolinha picada, manteiga e natas.
Já imaginou atravessar o mundo para comer pés de pato? No restaurante cantonês Silks, em Melbourne, Austrália, o prato mais famoso é o Duck’s Feet. Custa cerca de 2300 reais o quilo e é servido com um leve molho castanho e espinafres.
Um dos pratos mais caros do mundo encontra-se no Japão. Trata-se do Kobe Beef, considera a carne mais saborosa do planeta, custa apenas 1672 ienes, equivalente a 472 reais. Sem qualquer acompanhamento: a tradição manda comer este prato apenas com um pouco de mostarda e pimenta preta ou o tradicional saquê.
ma lanchonete em South Kensington, Londres, lançou um hamburguer que custava o equivalente a 350 reais. De edição limitada, o 95 Pound Burger era composto por um hamburguer de carne japonesa Wagyu, temperado com sal dos Himalaias e vinho branco orgânico, alface, cebola frita, bacon e maionese.